Corporate Social Responsiblity


 


RESPONSABILIDADE SOCIAL

A nossa missão consiste em ajudar as pessoas a sentirem-se bem no seu local de trabalho. Trata-se de uma missão que inclui todos os nossos colaboradores e fornecedores. O nosso Código de Conduta expressa o respeito da CarpetVista pelos Direitos Humanos, com base no Global Compact das Nações Unidas e nas principais convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A ideia simples subjacente aos direitos humanos é a de que todas as pessoas devem ser tratadas de forma igual e com dignidade, sem qualquer tipo de discriminação.


Com vista a assegurar que os nossos fornecedores respeitam o nosso Código de Conduta, a CarpetVista é membro da amfori BSCI (Business Social Compliance Initiative - Iniciativa sobre a Compatibilidade Social das Empresas), uma iniciativa europeia que promove a responsabilidade nas cadeias de abastecimento. Através da BSCI, as condições de trabalho nas cadeias de abastecimento da CarpetVista e de outros membros são constantemente auditadas e melhoradas

A CarpetVista concorda em respeitar os seguintes princípios de trabalho estabelecidos no Código de Conduta BSCI da amfori.

Princípios BSCI da amfori

Os direitos de liberdade de associação e de negociação coletiva

Os direitos de liberdade de associação e de negociação coletiva

A CarpetVista exige que os nossos parceiros de negócios respeitem o direito dos trabalhadores de formar sindicatos ou outros tipos de associações de trabalhadores e de se envolver na negociação coletiva.

Comportamento empresarial ético

Comportamento empresarial ético

A CarpetVista não tolera qualquer ato de corrupção, extorsão, peculato ou suborno.

Remuneração justa

Remuneração justa

A CarpetVista exige que os nossos parceiros de negócios respeitem o direito dos trabalhadores de receber uma remuneração justa.

Não haver discriminação

Não haver discriminação

A CarpetVista exige que os nossos parceiros de negócios proporcionem igualdade de oportunidades e não discriminem os trabalhadores.

Horário de trabalho adequado

Horário de trabalho adequado

A CarpetVista exige que os nossos parceiros de negócios cumprem a lei em matéria de horas de trabalho.

Higiene e segurança

Higiene e segurança

A CarpetVista exige que os nossos parceiros de negócios garantam um ambiente de trabalho saudável e seguro, avaliem os riscos e tomem todas as medidas necessárias para os eliminar ou reduzir.

Não recurso à mão de obra infantil

Não recurso à mão de obra infantil

A CarpetVista exige que os nossos parceiros de negócios não contratem, em circunstância alguma, um trabalhador abaixo da idade mínima legal.

Proteção especial dos trabalhadores jovens

Proteção especial dos trabalhadores jovens

A CarpetVista exige que os nossos parceiros de negócios forneçam proteção especial a todos os trabalhadores jovens.

Não ao emprego precário

Não ao emprego precário

A CarpetVista exige que os nossos parceiros de negócios contratem trabalhadores com base em contratos documentados de acordo com a lei.

Não ao trabalho forçado

Não ao trabalho forçado

A CarpetVista exige que os nossos parceiros de negócios não se envolvam em qualquer forma de servidão forçada, trabalho não voluntário ou efetuado por vítimas de tráfico.

Proteção do ambiente

Proteção do ambiente

A CarpetVista toma as medidas necessárias para evitar a degradação ambiental.

Abordagem BSCI da amfori

Cumprimento do código

Cumprimento do código

A CarpetVista tem a obrigação de proteger os direitos dos trabalhadores, conforme estipulado pela lei e pelo código BSCI da amfori.

Gestão da Cadeia de Suprimentos e Efeito cascada

Gestão da Cadeia de Suprimentos e Efeito cascada

A CarpetVista usa os princípios BSCI da amfori para influenciar outros parceiros de negócio.

Envolvimento e proteção dos trabalhadores

Envolvimento e proteção dos trabalhadores

A CarpetVista mantém os trabalhadores informados sobre os seus direitos e responsabilidades.

Mecanismo de Reclamações

Mecanismo de Reclamações

A CarpetVista providencia um sistema para recolher queixas e sugestões dos funcionários.

CÓDIGO DE CONDUTA

Na CarpetVista, acreditamos na importância de os produtos que vendemos serem fabricados em condições de trabalho aceitáveis. Não somos proprietários nem administradores de instalações fabris e todos os produtos que vendemos são adquiridos a fornecedores, principalmente da Oriente Médio e Ásia. Uma vez que a sustentabilidade e o aprovisionamento ético são muito importantes para nós, e tendo em conta que os riscos para a sustentabilidade são geralmente maiores nos países de baixo custo, encorajamos vivamente os nossos fornecedores a cumprirem o Código de Conduta.

O acionista maioritário da CarpetVista, a Litorina (www.litorina.se), é uma empresa de investimento com investimentos em mais de 40 empresas. A Litorina acredita que é importante contribuir para o desenvolvimento sustentável através de uma posição de responsabilidade social e ambiental, o que implica grandes exigências para todos os fornecedores.

A CarpetVista é membro da amfori BSCI (Business Social Compliance Initiative - Iniciativa sobre a Compatibilidade Social das Empresas), uma iniciativa europeia que reúne centenas de empresas em torno de um Código de Conduta comum. O seu principal objetivo consiste em apoiar a rede de empresas no processo de criação de cadeias de abastecimento sustentáveis e éticas.

Enquanto membro da BSCI, seguimos o Código de Conduta BSCI.

Todos os membros da BSCI cooperam por forma a aplicar exigências e propostas de melhoria aos fornecedores que, por sua vez, comprometem-se a cumprir o Código de Conduta BSCI.

Enquanto cliente, não irá encontrar nos nossos tapetes o logótipo BSCI. Contudo, todas as empresas que seguem as normas BSCI comprometem-se a agir em conformidade com os compromissos da rede.

PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS

A BSCI foca-se principalmente nas condições de trabalho, mas o Código de Conduta inclui também determinadas normas relativas à água, ao ar e aos produtos químicos. Os nossos fornecedores devem avaliar o impacto ambiental das suas operações e definir políticas e procedimentos eficazes que reflitam a sua responsabilidade ambiental. Devem ainda implementar medidas adequadas de prevenção ou minimização dos efeitos adversos na comunidade, nos recursos naturais e no ambiente em geral."

CONDIÇÕES DE TRABALHO

O Código de Conduta BSCI tem por base as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Global Compact das Nações Unidas. O Código de Conduta deve ser distribuído no local de trabalho a fim de informar os colaboradores sobre os seus direitos e normas de segurança e saúde no trabalho.

Uma das normas do nosso Código de Conduta estabelece que não faremos negócios com fornecedores que recorram ao trabalho infantil. Todas as crianças devem ser protegidas da exploração económica, não devendo ser expostas a condições que possam prejudicar o seu desenvolvimento físico, mental, moral ou social. Quanto aos trabalhadores jovens (com idade superior à idade legal para trabalhar), os parceiros de negócios devem garantir que o tipo de trabalho realizado não é prejudicial à sua saúde ou desenvolvimento e que o horário de trabalho não afeta a frequência escolar desses jovens, nem a sua participação em cursos de formação profissional aprovados pela autoridade competente ou a sua capacidade de beneficiar de programas de formação ou instrução.

Também não aceitamos o trabalho forçado. Todas as pessoas têm direito a contratos de trabalho justos e transparentes, e o abuso psicológico ou físico ou qualquer outro tipo de abuso ou humilhação dos trabalhadores não é, obviamente, permitido.

CONTROLO

As auditorias às instalações fabris são sempre realizadas por terceiros acreditados. Todos os desvios ao Código detetados durante uma inspeção são corrigidos e monitorizados na inspeção seguinte. Com isto, pretende-se melhorar continuamente as condições de trabalho.

FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

A CarpetVista acompanha constantemente os seus fornecedores através de visitas regulares. Promovemos o diálogo, a formação e a orientação contínuos para que os nossos fornecedores possam melhorar, de forma independente e sistemática, as condições e o ambiente de trabalho.

Caso tenha alguma dúvida relacionada com a nossa posição em matéria de responsabilidade social, não hesite em entrar em contacto com a responsável pela RSE, Patricia Widgren, através do e-mail patricia.widgren@carpetvista.se

Para mais informações sobre a BSCI, consulte: https://www.amfori.org/content/amfori-bsci

Para mais informações sobre o Código de Conduta BSCI, consulte: https://www.amfori.org/sites/default/files/amfori BSCI COC UK.pdf

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